Sintomas e diagnóstico de TDAH: Entenda
Decidir se uma criança tem TDAH é um processo com várias etapas. Esta página oferece uma visão geral de como o TDAH é diagnosticado. Não existe um teste único para diagnosticar o TDAH, e muitos outros problemas, como distúrbios do sono, ansiedade, depressão e certos tipos de dificuldades de aprendizagem, podem ter sintomas semelhantes.
Se você está preocupado se uma criança pode ter TDAH, o primeiro passo é conversar com um profissional de saúde para descobrir se os sintomas se encaixam no diagnóstico. O diagnóstico pode ser feito por um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, ou por um prestador de cuidados primários, como um pediatra .
A American Academy of Pediatrics (AAP) recomenda que os profissionais de saúde perguntem aos pais, professores e outros adultos que cuidam da criança sobre o comportamento da criança em diferentes ambientes, como em casa, na escola ou com colegas.
O profissional de saúde também deve determinar se a criança tem outra condição que possa explicar melhor os sintomas ou que ocorra ao mesmo tempo que o TDAH. Leia mais sobre outras preocupações e condições.
Como o TDAH é diagnosticado?
Os profissionais de saúde usam as diretrizes do Manual de Diagnóstico e Estatística da Associação Americana de Psiquiatria, Quinta edição (DSM-5) 1 para ajudar no diagnóstico de TDAH. Este padrão de diagnóstico ajuda a garantir que as pessoas sejam devidamente diagnosticadas e tratadas para TDAH. Usar o mesmo padrão nas comunidades também pode ajudar a determinar quantas crianças têm TDAH e como a saúde pública é afetada por essa condição.
Aqui estão os critérios de forma abreviada. Observe que eles são apresentados apenas para sua informação. Somente profissionais de saúde treinados podem diagnosticar ou tratar o TDAH.
Critérios DSM-5 para TDAH
Pessoas com TDAH apresentam um padrão persistente de desatenção e / ou hiperatividade – impulsividade que interfere no funcionamento ou desenvolvimento:
1- Desatenção: Seis ou mais sintomas de desatenção para crianças de até 16 anos, ou cinco ou mais para adolescentes com 17 anos ou mais e adultos; sintomas de desatenção estão presentes há pelo menos 6 meses e são inadequados para o nível de desenvolvimento:
o É repetidamente esquecido nas atividades diárias. Muitas vezes, deixa de dar atenção aos detalhes ou comete erros descuidados nos trabalhos escolares, no trabalho ou em outras atividades.
o Comumente, tem problemas para prender a atenção em tarefas ou atividades lúdicas.
o Frequentemente, parece não ouvir quando falado diretamente.
o Seguidamente, não segue as instruções e deixa de terminar as tarefas escolares, tarefas ou deveres no local de trabalho (por exemplo, perde o foco, fica desviado).
o Normalmente, tem problemas para organizar tarefas e atividades.
o Correntemente evita, não gosta ou reluta em fazer tarefas que requeiram esforço mental por um longo período de tempo (como deveres de casa ou escola).
o Repetidamente, perde coisas necessárias para tarefas e atividades (por exemplo, materiais escolares, lápis, livros, ferramentas, carteiras, chaves, papelada, óculos, telefones celulares).
o Costuma se distrair facilmente
2- Hiperatividade e Impulsividade: Seis ou mais sintomas de hiperatividade-impulsividade para crianças de até 16 anos, ou cinco ou mais para adolescentes com 17 anos ou mais e adultos; sintomas de hiperatividade-impulsividade estão presentes há pelo menos 6 meses em uma extensão que é perturbadora e inadequada para o nível de desenvolvimento da pessoa:
o Sempre se inquieta ou bate nas mãos ou pés, ou se contorce no assento.
o Regularmente, abandona o assento em situações em que se espera permanecer sentado.
o Comumente, corre ou escala em situações nas quais não é apropriado (adolescentes ou adultos podem se limitar a se sentir inquietos).
o Continuadamente, é incapaz de brincar ou participar de atividades de lazer em silêncio.
o Frequentemente está “em movimento” agindo como se fosse “acionado por um motor”.
o Muitas vezes fala excessivamente.
o Seguidamente, deixa escapar uma resposta antes que uma pergunta seja completada.
o Sempre, tem dificuldade em esperar sua vez.
o Incessantemente interrompe ou se intromete em outras ativicades (por exemplo, se intromete em conversas ou jogos)
3- Além disso, as seguintes condições devem ser atendidas:
o Vários sintomas de desatenção ou hiperativo-impulsivo estavam presentes antes dos 12 anos.
o Vários sintomas estão presentes em dois ou mais ambientes (como em casa, escola ou trabalho; com amigos ou parentes; em outras atividades).
o Há evidências claras de que os sintomas interferem ou reduzem a qualidade do funcionamento social, escolar ou profissional.
o Os sintomas não são melhor explicados por outro transtorno mental (como transtorno de humor, transtorno de ansiedade, transtorno dissociativo ou transtorno de personalidade).
o Os sintomas não acontecem apenas durante o curso da esquizofrenia ou outro transtorno psicótico.
4- Com base nos tipos de sintomas, três tipos (apresentações) de TDAH podem ocorrer:
· Apresentação combinada: se sintomas suficientes de ambos os critérios desatenção e hiperatividade-impulsividade estivessem presentes nos últimos 6 meses
· Apresentação predominantemente desatenta: se sintomas suficientes de desatenção, mas não de hiperatividade-impulsividade, estivessem presentes nos últimos seis meses
· Apresentação Predominantemente Hiperativa-Impulsiva: se sintomas suficientes de hiperatividade-impulsividade, mas não desatenção, estivessem presentes nos últimos seis meses.
Como os sintomas podem mudar com o tempo, a apresentação também pode mudar com o tempo.
O TDAH geralmente dura até a idade adulta.
Para diagnosticar o TDAH em adultos e adolescentes com 17 anos ou mais, apenas 5 sintomas são necessários, em vez dos 6 necessários para crianças menores.
Os sintomas podem ser diferentes em idades mais avançadas.
Por exemplo, em adultos, a hiperatividade pode aparecer como uma inquietação extrema ou desgastar outras pessoas com suas atividades.
Para obter mais informações sobre diagnóstico e tratamento ao longo da vida, visite os sites do National Resource Center on Diagnosticando TDAH em Adultos ADHD e o National Institutes of Mental Health.
Referência
Associação Americana de Psiquiatria: Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, 5th edition. Arlington, VA., American Psychiatric Association, 2013.